quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

- Maqam [ Modalução ]

Você sabe o que é um maqam?


Segundo a Wikipedia, "maqam" é um modal estrutura que caracteriza a arte da música de países do Norte de África, o Médio Oriente e Ásia Central.


São dezenas os maqamat (No plural maqamat), existem maqamat que são utilizados especificamente am algumas regiões.

São exemplos de maqamat:

- Ajam
- Bayati
- Huzam
- Kurd
- Nahawand
- Rahat El Arwah
- Rast Rast
- Saba Saba


Quando vamos desenvolver uma maqam melódica usamos a técnica da modulação, mudando a êfase de um jins (conjunto de notas) para o outro. São estes conjuntos utilizados para o desenvolvimento do maqam.


Os maqamat árabes se baseiam numa escala musical denominada microtonal, a qual não é formada pelos simples 12 tons utilizados na escala diatônica ocidental (i.e. Dó a Si + C# + D# + F#+ G# + A# ou Si bemol). Considerando que tais intervalos de tons são difíceis de “notar em pauta musical”, um sistema simplificado foi adotado na virada do século XX: Partindo da escala diatônica, a escala árabe se dividiria em 24 quartos-de tom (ou seja, normalmente entre as notas Dó e Ré há o Dó sustenido; já na escala árabe entre o Dó e o Dó sustenido há mais um semitom desse meio-tom sustenido, que forma então o chamado quarto de tom).

Embora esse sistema de 24 tons tenha sido meramente convencionado, ele não afeta a entonação precisa das notas tocadas visto que os músicos árabes ainda utilizam os detalhes microtonais que lhes foram passados através da tradição oral. Um maqam pode incluir variações microtonais, como semitons e quartos-de tom que não se ajustam perfeitamente em sua própria escala! Por exemplo: o E no maqam Bayati é afinado levemente abaixo do que o mesmo E no maqam Rast. Tais variações são aprendidas oralmente ou através da escuta, e não pela simples leitura de uma notação musical. Ou seja, a tradição oral ainda é a maneira mais correta de aprender a música árabe...

Aqui vocês descobriram porque a música árabe parece estar sempre sendo chorada! A transição entre as notas inclui muito mais semitons do que a música convencional do ocidente.

Entretanto, há também alguns maqamat como o Nahawand e o Ajam que não incluem quartos de tom e, portanto, podem ser tocados nos instrumentos convencionais do ocidente como o piano.


Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Maqam
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=91551353
http://www.maqamworld.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário